TV DIGITAL - uma revolução tecnológica que está acontecendo e que mudará muito a nossa forma de interagir com conteúdo a ser transmitido para nossos novos aparelhos de TV, celulares, e etc, e não apenas assistir.
Transmissão - até minha antena de casa
Lendo algumas publicações, decobri que já estamos cercados de sinais digitalizados, como: câmeras digitais, nos estúdios, transmissões por satélite, via cabo para tvs por assinatura. Mas o que falta ainda é a última milha, o segmento que vai das antenas de transmissão de sinais abertos (broadcasting) terrestres até nossa antena doméstica. Isto acontece porque nossos aparelhos de TV são analógicos. A boa notícia é que existem conversores de sinais digitais para analógicos.
TV de Alta Definição
Nossos aparelhos de TV analógicos poderão "entender" o sinal digital mas vão além disto. Logo, para termos acesso a todas possibilidades da HDTV (TV de Alta Definição), teremos que comprar outro. E não qualquer um, como estão vendo por ae, mas aquele que esteja de acordo com o padrão adotado que será com a tecnologia Plasma ou LCD (cristal líquido) para uma melhor qualidade (definição) de imagens. Deverá haver um esforço grande do Governo e Fabricantes para que os preços destas TVs cheguem a um patamar que esteja dentro do orçamento das famílias brasileiras.
Negócio
Negócio da China! Ops, quero dizer do Japão. O mercado de TVs está estimado em 54 milhões de unidades. Além disso, uma vez que o sinal é digital, haverá uma convergência de rádio, TV, e telefonia móvel. E hoje já existem 85 milhões de celulares, que no futuro poderão ser tornar uma unidade móvel de TV. Ainda temos os computadores e a internet que poderão usufruir desse conteúdo digital.
O grande objetivo da implementação de um sistema de TV Digital será a interatividade, entretenimento fundindo TV e internet. Isso nos dará a possibilidade de escolher o que quisermos, desde selecionar programas, baixar filmes, shows, documentários, disputar partidas de jogos, estudar, participar de videoconferências, responder pesquisas e comprar. Imaginem o salto que dará no comércio eletrônico!
Padrão Japonês
Dentre os 3 padrões conhecidos: (americano, europeu e japonês), decidiu-se por criar um modelo brasileiro com base no japonês denomidado O SBTVD-T devendo:
- Possuir componentes e software exclusivos criados no Brasil ;
- Manter as características da TV brasileira, aberta e gratuita para toda a população;
- Ser captada por receptores fixos ou portáteis.
Muita calma nessa hora
Estamos falando de investimentos na ordem de 100 bilhões de dolares que serão feitos num período de 5 a 10 anos. Investimentos ligados a produção de aparelhos digitais, adequação de aparelhos analógicos, aparelhos portáteis, celulares, transmissão e conteúdo.
As emissoras tem um prazo de até 2 anos para começarem a transmitir sinais digitais. É um começo, ainda que demorado...
Leia:
Um sistema brasileiro para a TV digital
A imagem que vem do Oriente
2 comments:
Eu tenho algumas perguntas:
Qual a maior vantagem do sistema digital japonês perante os outros?
Por que demorou-se tanto para chegar a essa escolha?
Acho que irei escrever um pouco mais sobre TV Digital para entendermos melhor sobre os padrões.
[]s
Post a Comment