Tuesday, June 12, 2007

Surface

Investimentos em inovações tecnológicas, pesquisa, boas idéias muitas vezes produzem resultados que rompem paradigmas e nos fazem enxergar novas possibilidades de negócios, comunicação, relacionamentos, etc. Assim me pareceu o novo produto da Microsoft - o Microsoft Surface. Quando assisti ao vídeo da nova plataforma, fui remetido imediatamente ao filme Minority Report, onde os policiais tinham uma forma muito particular e intuitiva de pesquisar uma base de dados com os próprios dedos (numa luva especial) num futuro não muito distante. Vamos voltar ao Surface de agora, que me pareceu ter ido mais longe na interatividade e inteligência.


O que é


É um computador no formato de mesa, sem teclado, mouse e fios, onde apenas uma tela de plástico ocupando quase toda a extensão da mesa recebe comandos de toque (touch screen) e responde aos usuários (isto mesmo, pode haver mais de um) exibindo quer seja um vídeo, fotos, ou outros aplicativos. Esta tela é resistente e permite que objetos sejam colocados e/ou deslizados em cima dela. Ela ainda tenta se comunicar com estes objetos, facilitando ainda mais a vida do usuário. Por exemplo, você coloca uma câmera fotográfica, com tecnologia de transmissão de dados wifi, em cima da mesa e ela reconhece a câmera e ainda "puxa" as fotos nela armazenadas. Sem nenhum clique. Imagine que você está se arrumando para ir ao trabalho e seu espelho não é apenas um espelho comum! Ele tem tecnologia da plataforma surface e assim você poderia combinando suas roupas e ainda consultando informações sobre o tempo, trânsito, recados... Isto representa um grande passo para uma interação homem x máquina mais natural. Segundo a Microsoft, esta seria uma plataforma totalmente nova desde que foi inventado o PC.


Potencial

O preço de venda do Surface ficará entre 5 mil e 10 mil dólares, inicialmente, mas a Microsoft planeja reduzi-lo a um nível acessível aos consumidores individuais dentro de três a cinco anos e introduzir formas e modelos diversificados do produto.
"Nós antecipamos que essa se torne uma categoria multibilionária e planejamos um futuro no qual as técnicas de computação de superfície serão onipresentes, em mesas, balcões e espelhos", afirmou o presidente-executivo da gigante do software, Steve Ballmer, em comunicado.
Os analistas afirmaram que as primeiras aplicações representam apenas um vislumbre do que é possível.
"O potencial quanto a interfaces é imenso", disse Matt Rosoff, analista da Directions on Microsoft, uma empresa de pesquisa independente. "Quando o aparelho for aberto a novos aplicativos, não haverá limites para o que se poderá fazer."
A Microsoft surpreendeu suas parceiras tradicionais na fabricação de PCs e decidiu tomar controle da produção do "computador de superfície" por meio de um fabricante terceirizado não revelado. O equipamento vai funcionar acionado pelo Windows Vista, o novo sistema operacional da empresa.

O preço está salgado por enquanto, mas vai baixar muito com tempo como sempre acontece na indústria da microinformática. Um dia poderemos estar num restaurante, onde a mesa poderá ter a tecnologia surface, e poderemos escolher o prato que queremos e ainda acessarmos a internet ou jogarmos enquanto o prato não chega! E claro, teremos muita propaganda nas telas. Não seria diferente não é mesmo?

Assista ao vídeo abaixo ou clique no link:

Microsoft Surface - The Magic









2 comments:

Anonymous said...

Novos sistemas, novas formas de entretenimento e games. Isto gerará um novo boom que mudará profundamente nosso modo de interação virtual.
[]s

Marcello said...

Apesar uma novidade, introduzindo uma nova forma de interação homem x máquina, os componentes utilizados no surface são bem conhecidos... processador Duo Core, projetor de imagens... O que valeu mesmo foi a sacada do pessoal da Microsoft.