Thursday, August 24, 2006

Pedágio na Internet?

Você já se imaginou pagando pedágio às grandes telecoms, que possuem a infra-estrutura de acesso e tráfego na internet, para ter acesso mais rápido às páginas que você normalmente utiliza atualmente de graça? Ou que se você não pagar, terá um acesso lento ao conteúdo (págs) que gosta de ler frequentemente?

Pois é, a nossa internet que nasceu num meio acadêmico, tem um modelo de funcionamento na qual as informações trafegadas na rede são iguais a todas as pessoas e de acesso grátis. É o que eles chamam de princípio da neutralidade. Porém, grandes empresas de telecomunicações americanas, como AT&T e Verizon, tem pressionado o congresso americano para realizar "reformas" da lei de telecomunicações, querendo o direito de oferecer acesso rápido a quem pagar por ele, estabelecendo a hierarquia de tráfego na rede. Isso soa estranho?

Essas empresas já conseguiram que uma emenda fosse retirada desta lei. Adivinhem qual? O princípio na neutralidade. Esta legislação ainda terá que ser aprovada pelo Senado americano.
Logo, podemos entender que a falta do princípio da neutralidade permitirá que empresas de telecomunicações facilitem ou dificultem o tráfego na rede, de acordo com o pedágio (pagamento de taxas). Este pedágio daria acesso a vias expressas na internet.

Muitas empresas criaram seu modelo de negócios baseados numa internet livre e sem pedágio, como Google, Yahoo, Amazon, etc. Elas seriam prejudicadas pois dependem dos usuários que trafegam livremente, acessando páginas na rede e fazem parte de sua receita. Por outro lado as empresas de telecom possuem vários argumentos onde afirmam que gastam muitos milhões com infra-estrutura (fibra óptica); redução de empregos; aumento das chamadas telefônicas via rede (VOIP), etc.

Isto está acontecendo nos Estados Unidos, mas é onde encontramos os principais sites de acesso e por onde trafegam páginas do mundo inteiro (pela distribuição dos servidores). Logo, tarifando esta ponta, o mundo todo e não só o Brasil, será a afetado.

O que acham disto?

Veja mais em:
Novas leis nos EUA poderão cobrar "pedágio" na internet
Gigantes de telecom dos EUA querem cobrar pelo acesso à rede ...
Salve a Internet

3 comments:

Anonymous said...

Será que seremos afetados no Brasil por uma decisão tomada nos Estados Unidos?

Marcello said...

Sim, seremos afetados pois o tráfego dos principais sites e páginas acessadas passam pela rede (infraestrutura) americana.

Anonymous said...

Opa.. faz tempo que noa posto aqui e voltei a ler hoje...

bom o Marcelo ja respondeu a pergunta...soh acho que nao severia ser se seremos afetados mas sim o quanto seremos afetados...

hoje quem domina os endereços IPs são os Norte americanos. Bloquear, dificultar, amenizar, selecionar... tudo isos pode ser feito... o problema eh que novamente nos EUA com aquele governo fraquinho que eles tem estao abrindo as pernas... Se voce for pensar.. agente ja paga uma taxa para utilização da internet.. nao sei como funciona este pedágio.. mas se for vc paga mais para uma velocidade maior de acesso... nao muda nada...

Agora vc ter que pagar a mais para acessar sites como google, uol. terra, ou sites de jornais soh pq vc acessa mais, torna-se totalmente contra o que eles mesmos pregam que eh a liberdade... vc esta la andando pela rua normalmente, feliz da vida... e um dia os caras colocam um segurança na entrada da sua rua preferida e vc soh passa se deixar uma graninha... eu nao duvido que o governo norte americano vá deixar passar isso eles nao ligam para isso soh querem saber do petróleo...

Para mim eh mais uma ideia de americano idiota que nao tem mais o que fazer... infelizmente o problema eh que eles dominam a internet e podem obrigar a todos a seguirem o que eles pensam