Monday, June 19, 2006

Energia I -Conflitos e Oportunidades




Faz algum tempo que estamos ouvindo sobre Globalização e acho que continuaremos por muito tempo. Porém existem algumas forças que tendem a atrapalhar este processo, como um obstáculo. De acordo com alguns estudiosos do assunto, não estamos falando de limitações humanas, mas de recursos naturais. Hoje temos milhões de pessoas na Índia, os países da Cortina de Ferro (ex União Soviética), América Latina, China que viviam fora deste mundo globalizado e que agora, que participam e ao mesmo tempo. E imaginem que todas estas pessoas possuem um sonho de possuir bens, como carros, microondas, TVs, refrigeradores e uma série de gadgets que não conseguiria colocar neste blog de tão longa...

Para ilustar a dimensão do problema citarei um exemplo de Pequim (China) há uns 3 anos atrás por volta de 2003/04. Qual a imagem que vem a cabeça? Um monte de pessoas andando de bicicletas pelas ruas. Não é assim? Você ainda pensa assim? Bem, hoje em dia não se vê muitas bicicletas (a não ser que vá a alguma academia). Veremos muitos e muitos carros presos em engarrafamentos. Para se ter uma idéia, saem 30 mil novos carros por mês para as ruas de Pequim!

Qual a conseqüência disto, caso os sonhos dos Chineses, como dos Indianos, Russos, Americanos, virarem realidade, criando um novo estilo de vida (classe média) que será uma consumidora de energia, eletricidade, metais, produtos alimentícios.

Veja também no Asia Times On Line



Continua...

1 comment:

Anonymous said...

Marcello, você vai falar de energia eólica na série?