Thursday, September 21, 2006

Fundamentalistas e Grafistas

A Bovespa fechou ontem em queda de 1,92%, entre outras coisas, reflexo das notícias de corrupção envolvendo o partido do presidente Lula. Já na terça, dia 19, Miriam Leitão na rádio CBN dizia que o ambiente econômico, embora estável, era abalado pela "penumbra" criada sobre o país, o que os economistas chamam de crise de credibilidade. "Existe uma intranqüilidade do mercado em relação ao cenário político interno", afirma Tommy Taterka, operador da corretora Concórdia. "Os investidores estrangeiros continuam deixando o país, porque, se Lula ganhar --o que é o mais provável--, continuará no poder o partido cujos integrantes têm sido envolvidos nas denúncias."

Frente a tudo isso, o que o pobre investido pode fazer? Existem duas correntes de análise de ações utilizadas no mercado: a fundamentalista e a grafista, que veremos um pouco mais a seguir.


Fundamentalistas Os fundamentalistas se preocupam com os dados reais da empresa, como produtividade, modernidade da planta, mercado de seus produtos, inserção na economia internacional, nível de endividamento, capacidade de crescimento dadas as expectativas macroeconômicas do país. Estas avaliações todas devem ser quantificadas, ou seja, avaliadas em números, que devem refletir crescimento esperado e comportamento das receitas e despesas. Com base então em dados concretos, avaliados de forma subjetiva, porém metodológica, o analista pode estimar quanto a ação deverá estar valendo num período qualquer.


Grafistas Avaliam o que se deve esperar de uma ação a partir de seu desempenho passado, e a partir de uma suposta repetição de padrão de comportamento que ocorre com qualquer ativo financeiro. Estes analistas tomam suas decisões de compra e venda de ativos apenas olhando o comportamento dos gráficos. Este instrumento é muito utilizado para as operações de daytrading, onde o investidor trabalha com uma posição vendida/ comprada e ganha dinheiro neste curtíssimo prazo. Após breve análise, o grafista define qual o ponto em que deve vender ou comprar a ação e ganha nesse intervalo. Como todo investimento, cautela é a palavra de ordem e, mesmo para os mais empolgados, recomenda-se utilizar essa ferramenta com cuidado e amparar-se em outras ferramentas.


E agora? Fundamentalistas ou grafistas, a opinião sobre a situação atual é a mesma: atenção. Segundo o site Infomoney, o momento é de indefinição para o índice Ibovespa, que tem oscilado entre a resistência do 38 mil pontos e o suporte em torno do patamar dos 35 mil pontos. Lembram-se que os mais otimistas previam que o Ibovespa ia fechar o ano a 50.000 pontos se continuasse no mesmo ritmo do primeiro semestre? Pois é, hoje os fundos de investimentos com gestores mais conservadores projetam que o Ibovespa fechará o ano a 32.000 pontos...

Veja também:

1 comment:

Marcello said...

Claudia, esta foi a primeira vez que o Mercado Interno não acompanhou o bom desempenho externo. Isto reflete uma grande apreensão e insegurança na Governabilidade do país.

[]s