Tuesday, June 20, 2006

Energia II - O grande boom

A implicações da realização desses sonhos são imensas, principalmente para o meio ambiente, senão surgirem alternativas renováveis logo. Estudos realizados pelo Banco Mundial apontam que 16 entre 20 cidades mais poluídas do mundo são chinesas, e que a poluição e degradação custam a China 170 bilhões de dolares por ano (The Economist, 21 de agosto de 2004).

E isto é só a ponta do Iceberg. A China já foi exportadora de petróleo e gás de suas reservas. Em 2003 a China ultrapassou o Japão como o segundo maior importador de petróleo no mundo, depois dos Estados Unidos. Ainda nos dias de hoje temos em torno de 700 milhões dos 1,3 bilhão de chineses vivendo em regiões rurais e que metade deles tendem a ir para as cidades nos próximas duas décadas. Quase que duas vezes nossa população entrando num mundo altamente consumidor, aumentando a demanda por serviços de infra-estrutura (prédios de apartamentos, esgotos, hospitais, transporte, energia elétrica), além de aumentar a demanda por(carros, microondas, etc). Conseguem imaginar as conseqüências disto?

Os Estados Unidos já foram sozinhos os grandes consumidores de petróleo, e durante os anos 70 se juntaram Europa e Japão. O que aconteceu? Crise do Petróleo. Mas o que acontecerá tendo China, Índia e Rússia como grandes consumidores?

Continua...

5 comments:

Anonymous said...

Pensei que essa negócio de alta de petróleo e tudo isso que vemos na TV fosse apenas por causa dos Estados Unidos e por problemas políticos (instabilidades) na região do Oriente Médio. Acho que também podemos mencionar a utilização da madeira como energia, para completar a devastação no meio ambiente, desertificação e alteração no clima do planeta...

Continue escrevendo :)
Abs

Anonymous said...

Eu nao tinha pensado que na china ainda teria a fase do exodo rural... acho que socialmente a China esta super atrasada.. ainda mais com um governo que nem o deles que ainda reprime o pensamento e a vontade do povo

Anonymous said...

Muito bom levantar questões que julgamos não ser imediatistas mas que estão aí e trarão consequencias sem volta...

Unknown said...

Energia é algo bem polêmico, sem ela não fazemos nada. O homem não pensou no meio ambiente quando começou a industrialização, e agora, com a população crescendo cada vez mais, precisamos cada vez mais dela. Espero que o ser humano consiga desenvolver opções de energia mais limpas, pois se continuarmos assim.. não sei não hein..
Valeu pela visita no meu blog :)
bjus!

Marcello said...

Concordo com você. Quando os recursos são abundantes o utilizamos sem critério. Mas quando percebemos que pode faltar, devemos ser inteligentes no seu consumo. Às vezes as coisas não tomam este rumo, indo para o plano dos conflitos, etc. E todos perdem.

[]s