Sunday, November 12, 2006

Proposta 87

Como o leitor já deve saber, no dia 07 de novembro de 2006 ocorreram as eleições parlamentares nos EUA e, após 12 anos, os republicanos perderam o controle da Câmara dos Representantes e do Senado. Pensei, então, em falar sobre essas eleições, mas durante as pesquisas, outro assunto chamou a minha atenção: a Proposta 87. O assunto me chamou a atenção por ser extremamente relacionado aos tópicos que temos discutido aqui no blog: energia elétrica, fontes alternativas de energia, etanol, etc.

Proposta 87 Os democratas possuem uma abordagem diferente para áreas como saúde, energia (incluindo mais ênfase a fontes de energia alternativas) que os republicanos possuem. Um exemplo claro disso é o empenho de figuras como o ex-presidente democrata Bill Clinton, defensor da chamada proposta 87 que foi votada no dia 07 de novembro inclusive. No comercial, veiculado recentemente nos EUA, ele afirma: "Imagine se conseguíssemos deixar de ser dependentes do petróleo internacional. O Brasil conseguiu. Eles fizeram uma simples mudança em seus carros. Mudaram para etanol, fabricado no próprio país. E é 33% mais barato que a gasolina (...) Se o Brasil pode fazê-lo, a Califórnia também pode". A questão a ser votada na Proposta foi a seguinte: "deveria a California estabelecer um programa de 4 bilhões de dólares em um programa de Energia Alternativa Limpa com o intuito de reduzir o consumo de diesel e gasolina em 25% por meio de incentivos a energia alternativa, educação e treinamento?"

O resultado A proposta, que recebeu mais de 3 milhões de votos, não foi vencedora. O resultado foi de 55% para não e 45% para sim. No entanto, isso não é visto como uma total derrota da emenda. A proposta criou suporte e debate o suficiente para chamar a atenção sobre o tema: energia alternativa. Mesmo os que não defenderam a proposta, entendem a necessidade de se desenvolver fontes alternativas. Scott McDonald, por exemplo, diretor de comunicações do "Californians Against Higher Taxes": "Energia alternativa não é a questão. Se você não entende a necessidade de se desenvolver energia alternativa, você precisa entrar de cabeça no assunto. É crítico."

A oportunidade De acordo com a VentureOne, as venture capitals investiram mais de $1.5 bilhão de dólares nos EUA em empresas de teconlogia limpa. in clean-tech companies e, de acordo com Cleantech Venture Networks, espera-se que os investimentos nas chamadas "green technologies" cresça mais do que para $10 bilhões ao ano nos próximos 3 anos somente na América do Norte.



Veja mais em:





Powered by Qumana

3 comments:

Marcello said...

Claudia,

como foi colocado em seu artigo, o caminho para as discussões sobre energia alternativa foi aberto, embora o resultado tenha sido um conservador "não". A mobilização da sociedade, cientistas e empreendedores é o lado positivo que exergam a energia limpa como oportunidade de negócios, qualidade vida e desenvolvimento sustentável.

Anonymous said...

Gostaria de ver um mundo mais limpo, onde sua maior riqueza fosse preservada-a vida de todas espécies. Mas temo que nosso fim seja parecido com o da Ilha de Páscoa.

Anonymous said...

Gostaria de ver um mundo mais limpo, onde sua maior riqueza fosse preservada-a vida de todas espécies. Mas temo que os interesses financeiros de grandes organizações fale mais alto.