Wednesday, July 05, 2006

$$$ - TV DIGITAL - $$$


TV DIGITAL - uma revolução tecnológica que está acontecendo e que mudará muito a nossa forma de interagir com conteúdo a ser transmitido para nossos novos aparelhos de TV, celulares, e etc, e não apenas assistir.




Transmissão - até minha antena de casa

Lendo algumas publicações, decobri que já estamos cercados de sinais digitalizados, como: câmeras digitais, nos estúdios, transmissões por satélite, via cabo para tvs por assinatura. Mas o que falta ainda é a última milha, o segmento que vai das antenas de transmissão de sinais abertos (broadcasting) terrestres até nossa antena doméstica. Isto acontece porque nossos aparelhos de TV são analógicos. A boa notícia é que existem conversores de sinais digitais para analógicos.

TV de Alta Definição

Nossos aparelhos de TV analógicos poderão "entender" o sinal digital mas vão além disto. Logo, para termos acesso a todas possibilidades da HDTV (TV de Alta Definição), teremos que comprar outro. E não qualquer um, como estão vendo por ae, mas aquele que esteja de acordo com o padrão adotado que será com a tecnologia Plasma ou LCD (cristal líquido) para uma melhor qualidade (definição) de imagens. Deverá haver um esforço grande do Governo e Fabricantes para que os preços destas TVs cheguem a um patamar que esteja dentro do orçamento das famílias brasileiras.

Negócio

Negócio da China! Ops, quero dizer do Japão. O mercado de TVs está estimado em 54 milhões de unidades. Além disso, uma vez que o sinal é digital, haverá uma convergência de rádio, TV, e telefonia móvel. E hoje já existem 85 milhões de celulares, que no futuro poderão ser tornar uma unidade móvel de TV. Ainda temos os computadores e a internet que poderão usufruir desse conteúdo digital.

O grande objetivo da implementação de um sistema de TV Digital será a interatividade, entretenimento fundindo TV e internet. Isso nos dará a possibilidade de escolher o que quisermos, desde selecionar programas, baixar filmes, shows, documentários, disputar partidas de jogos, estudar, participar de videoconferências, responder pesquisas e comprar. Imaginem o salto que dará no comércio eletrônico!

Padrão Japonês

Dentre os 3 padrões conhecidos: (americano, europeu e japonês), decidiu-se por criar um modelo brasileiro com base no japonês denomidado O SBTVD-T devendo:


  • Possuir componentes e software exclusivos criados no Brasil ;
  • Manter as características da TV brasileira, aberta e gratuita para toda a população;
  • Ser captada por receptores fixos ou portáteis.
O sistema de modulação japonês é o único que, atualmente, permite transmitir imagens com a mesma qualidade, em um só canal, como utilizado no Brasil.

Muita calma nessa hora

Estamos falando de investimentos na ordem de 100 bilhões de dolares que serão feitos num período de 5 a 10 anos. Investimentos ligados a produção de aparelhos digitais, adequação de aparelhos analógicos, aparelhos portáteis, celulares, transmissão e conteúdo.

As emissoras tem um prazo de até 2 anos para começarem a transmitir sinais digitais. É um começo, ainda que demorado...

Leia:
Um sistema brasileiro para a TV digital
A imagem que vem do Oriente

2 comments:

Anonymous said...

Eu tenho algumas perguntas:
Qual a maior vantagem do sistema digital japonês perante os outros?
Por que demorou-se tanto para chegar a essa escolha?

Marcello said...

Acho que irei escrever um pouco mais sobre TV Digital para entendermos melhor sobre os padrões.

[]s